Banner Radio
Dispensado pela Prefeitura de Mesquita-RJ após ir trabalhar com guias de santo crê em preconceito
10/05/2016 23:57 em Sociedade
Um funcionário terceirizado da Secretaria de Transporte, Trânsito e Ordem Pública de Mesquita foi dispensado na última segunda-feira, quando foi trabalhar usando guias do candomblé.

Patric com a ialorixá Mãe Dofona de Omolu. Ela disse que ele foi liberado antes da obrigação para poder trabalhar Foto: Cléber Júnior / Exra
 

Um funcionário terceirizado da Secretaria de Transporte, Trânsito e Ordem Pública de Mesquita foi dispensado na última segunda-feira, quando foi trabalhar usando guias do candomblé. Patric Douglas Anjo Soares Ferreira, de 25 anos, acredita ter sido vítima de preconceito. O caso foi registrado como injúria por preconceito na 53ª DP (Mesquita). A Prefeitura de Mesquita nega que o motivo seja religioso.

Patric prestava serviços como apoio operacional no lava jato da secretaria. Ele disse que chegou para trabalhar e, quando foi visto pelo chefe imediato, identificado apenas como Branco, foi avisado de que estava sendo dispensado por ordem do secretário Cleber Rezende da Silva.

— Todos sabiam qual é a minha religião, mas eu nunca tinha ido caracterizado. No dia 15, fui com uma guia no pescoço. Quando o chefe olhou, senti que ele não gostou. No dia 20, não fui trabalhar porque fiquei recolhido para me iniciar no centro. Na segunda-feira, fui todo de branco e com duas guias. Cheguei 15 minutos antes. Quando meu supervisor chegou, disse que o Cleber tinha mandado avisar que eu não estava mais — lamentou.

 

Para Patric, ir trabalhar com as guias no pescoço causou sua demissão
Para Patric, ir trabalhar com as guias no pescoço causou sua demissão Foto: Cléber Júnior / Extra

 

Patric Douglas, que trabalhava há dois meses no local, chegou a questionar o motivo da dispensa, mas, segundo ele, o chefe imediato não soube informar. Disse apenas que foi a mando do secretário. O jovem voltou ao terreiro e decidiu registrar queixa:

— Esse preconceito tem que acabar. Só porque a gente está com roupa branca e guia no pescoço, fica todo mundo olhando, balançando a cabeça. Acima de todos só tem um Deus. O mesmo Deus que está na igreja está aqui.

Patric Douglas pratica o candomblé há quatro meses, mas sua iniciação foi no último dia 20. Ele estava trabalhando desde o dia 24 de fevereiro na Coopseg — que presta serviço à prefeitura — mas conta que o salário sempre atrasava. O mês de março ele só recebeu em 25 de abril, e não foram pagos os dias restantes de fevereiro. Contou ainda que faltou quatro vezes. Na última quarta-feira e em outros três dias de abril. Dessas faltas, duas foram por doença na família e uma aconteceu por não ter dinheiro da passagem de ônibus.

 

Patric está recolhido no terreiro Ilê Asé Kafun Junssun, em Mesquita
Patric está recolhido no terreiro Ilê Asé Kafun Junssun, em Mesquita Foto: Cléber Júnior / Extra

 

Patric Douglas mora com a mãe e cinco irmãos em Edson Passos. Ele era o único que trabalhava em casa.

A ialorixá Mãe Dofona de Omolu, responsável pelo terreiro Ilê Asé Kafun Junssun, contou que Patric Douglas interrompeu a obrigação que cumpria ao santo para poder voltar ao trabalho:

— Ele deveria ficar 21 dias recluso, mas, foi liberado antes para trabalhar. Iria para o trabalho e voltaria ao terreiro.

O EXTRA entrou em contato com a Coopseg, mas nenhum diretor foi localizado.

 

Patric Douglas prestava serviços na Secretaria de Transporte de Mesquita
Patric Douglas prestava serviços na Secretaria de Transporte de Mesquita Foto: Cléber Júnior / Extra

 

Prefeitura alega indisciplina

A Prefeitura de Mesquita informou que, após algumas semanas de trabalho, Patric Douglas iniciou um histórico de atrasos, faltas e abandono de trabalho não justificados. Reiterou que, em 19 de abril, foi tomada a decisão de dispensar os serviços do empregado por causa dos seguidos atos de indisciplina cometidos por ele.

A prefeitura disse que Patric Douglas foi aguardado na quarta-feira, dia 20, porém “mais uma vez não se apresentou para trabalhar. Por isso só pôde ser comunicado da sua demissão na segunda-feira, dia 25, uma vez que nos dias 21 e 22 de abril, quinta e sexta-feira passadas, não houve expediente nas repartições municipais de Mesquita”.

Ainda segundo a administração municipal, foi deixado claro para o funcionário o motivo de sua demissão. A prefeitura informou ainda que não há nenhuma proibição estabelecida para a vestimenta no setor em que ele trabalhava.



Leia maishttp://extra.globo.com/noticias/rio/dispensado-pela-prefeitura-de-mesquita-apos-ir-trabalhar-com-guias-de-santo-cre-em-preconceito-19193468.html#ixzz48JPXvJau

COMENTÁRIOS