Banner Radio
Notícia: Monumento da Pedra de Xangô é tombado pela Prefeitura de Salvador
06/05/2017 14:42 em Sociedade

 


Pedra é considerada elemento de resistência cultural e aglutinador da teia de terreiros do conjunto de bairros de Cajazeiras, na capital baiana.

 
 
 
Pedra de Xangô foi tombada pela Prefeitura de Salvador (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)Pedra de Xangô foi tombada pela Prefeitura de Salvador (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)

Pedra de Xangô foi tombada pela Prefeitura de Salvador (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)

 

Consoderada um monumento sagrado pelo candomblé, a Pedra de Xangô, localizada no bairro de Cajazeiras 10, em Salvador, foi tombada pela prefeitura na tarde desta quinta-feira (4). A cerimônia contou com a presença do prefeito ACM Neto e do presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, além de grupos de candomblé da região.

Conforme a prefeitura, o monumento natural foi tombado por ser elemento de resistência cultural e aglutinador da teia de terreiros do conjunto de bairros de Cajazeiras. O tombamento ocorreu após solicitações da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia (AFA), da Associação Pássaros das Águas e da Câmara Municipal de Salvador.

Além da pedra, toda a região de 17 hectares onde ela está também foi tombada. A área, que é considerada sítio histórico do antigo Quilombo Buraco do Tatu, já havia sido oficializada como a primeira Área de Proteção Ambiental (APA), criada pela Prefeitura com base no novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador (PDDU).

Conforme a prefeitura, além do tombamento, a Secretaria Municipal de Cidade Sustentável e Inovação (Secis) desenvolve estudos para a implantação do Parque em Rede Pedra de Xangô, que terá regimento próprio e conselho gestor e equipamentos como ciclovia, anfiteatro, e área para celebrações religiosas.

 

 
Grupos de candomblé da região de Cajazeiras participaram da cerimônia  (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)Grupos de candomblé da região de Cajazeiras participaram da cerimônia  (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)

Grupos de candomblé da região de Cajazeiras participaram da cerimônia (Foto: Giana Mattiazzi/TV Bahia)

 

FONTE: http://g1.globo.com/bahia/noticia/monumento-da-pedra-de-xango-e-tombado-pela-prefeitura-de-salvador.ghtml

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!