Banner Radio
Notícia: Lavagem do Bonfim tem procissão de oito quilômetros com católicos e povo de santo
11/01/2018 10:55 em Sociedade

 

 

Oito quilômetros de cortejo entre os bairros do Comércio e do Bonfim, em Salvador, marcam as celebrações de católicos e do povo de santo ao Senhor do Bonfim e a Oxalá, nesta quinta-feira (11).

A caminhada começa na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia e vai até a Colina Sagrada, que tem as escadarias lavadas por baianas durante as homenagens. Trata-se de uma festa secular, que há 264 anos mobiliza milhares de fiéis, simpatizantes e turistas.

A festa ocorre três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que todo ano é celebrado no segundo domingo após o dia 6 de janeiro, data em que a igreja católica celebra a Festa de Reis.

Informações da Secretaria de Turismo apontam que a tradição da lavagem começou com os escravos, quando eles preparavam o templo religiosos para o domingo festivo. Mulheres vestidas com trajes brancos e de torços na cabeça colhiam água em uma fonte do bairro do Bonfim, que era levada à Colina Sagrada em lombo de burro. Durante o trabalho, cantava-se e dançava-se.

Neste ano, a programação em homenagem ao Senhor do Bonfim, considerado o padroeiro de coração dos baianos, foi aberta no dia no dia 4 de janeiro, com o início do novenário (que é interrompido no dia a lavagem), e segue até domingo, quando se celebra o Senhor do Bonfim.

Para 2018, o tema escolhido para a festa foi "Origem, identidade e missão do amado Jesus, Senhor do Bonfim". O lema é "Quem dizes os homens ser o Filho do Homem (Mt 16,13)". A novidade para os participantes é que haverá um andor de madeira para amarração de fitinhas com pedidos na Colina Sagrada, no Bonfim.

Caminhada

Fiéis em cortejo pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador Festa do Senhor do Bonfim  (Foto: Max Haack/Ag Haack) Fiéis em cortejo pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador Festa do Senhor do Bonfim  (Foto: Max Haack/Ag Haack)

Fiéis em cortejo pelas ruas da Cidade Baixa, em Salvador Festa do Senhor do Bonfim (Foto: Max Haack/Ag Haack)

 

A Caminhada de Corpo e Alma sairá da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, conduzindo a imagem de Nosso Senhor do Bonfim até Basílica Santuário, no alto da Colina Sagrada, no Bonfim. O cortejo será puxado pela Oficina de Frevos e Dobrados, com regência do maestro Fred Dantas.

Na caminhada, o andor de madeira será entregue aos fiéis pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, que a conduzem até a Basílica Santuário. A saída está programa para as 8h da Igreja da Conceição da Praia. Na chegada, a imagem será recebida com apresentações de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim. Os membros da irmandade farão o acolhimento das baianas, com a entrega das vassouras para a tradicional Lavagem do Adro da Basílica.

Após a lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até às 18h.

Os fiéis que acompanharem a Caminhada de Corpo e Alma terão à disposição o espaço Parada Obrigatória, que funcionará em frente a Praça do Nosso Senhor do Bonfim, no Centro Comunitário. Lá o público terá acesso a food trucks e, na área coberta, será servida a Feijoada da chef Leka. A banda Rio Vermelho fará a animação

Outras opções são o Santo Café – Cultura e Arte, que funcionará como um camarote para acompanhar a lavagem, com serviço de bar e lanchonete; e a Vila Criativa, que oferecerá sarapatel, feijoada, acarajé e abará, com a participação do DJ Denison. Ambos ficam na Casa dos Romeiros - ao lado da Igreja do Bonfim. O Espaço do Artesanato também estará funcionando, comercializando lembranças do Bonfim e da Bahia.

Por conta de procissão, trânsito terá mudanças  (Foto: Max Haack/ G1) Por conta de procissão, trânsito terá mudanças  (Foto: Max Haack/ G1)

Por conta de procissão, trânsito terá mudanças (Foto: Max Haack/ G1)

 

Esquema de trânsito

A operação especial para o evento começou ainda na quarta-feira (10), com alterações no tráfego, pribição de estacionamentos, e bloqueios em vias. As intervenções serão totalmente finalizadas no domingo (14). Confira:

  • Alteração de sentido de tráfego:

- A Av. Engenheiro Oscar Pontes funcionará como mão-dupla entre a Rua Estado de Israel e o acesso ao Ferry Boat, a partir das 5h desta quinta. A partir das 6h, terão sentido único de trânsito a Rua Boa Vista, na direção Rua Resende Costa, e a Rua Luiz Régis Pacheco - a partir da confluência com a Rua 26 de Dezembro, na direção final de linha do Uruguai, e a partir da confluência com a Rua Couceiros de Abreu, na direção Mares.

- Também funcionarão em sentido único de tráfego as seguintes vias: Rua Augusto Mendonça e Rua Polidoro Bittencourt (sentido Dendezeiros / Boa Viagem), Rua Visconde de Caravelas (a partir do Largo do Papagaio) e Rua Henrique Dias (em toda extensão), no sentido Ribeira /Largo de Roma, nesta quinta-feira, das 8h às 04h do dia seguinte, na sexta e sábado (12 e 13), das 18h às 4h do dia seguinte, e no domingo (14), das 13h às 4h do dia seguinte.

  • Barreiras de trânsito:

- Foram instaladas 63 barreiras de trânsito fixas, desde as imediações da Igreja da Conceição da Praia, na Av. Contorno, à Colina Sagrada, no Bonfim. Desde às 6h, mais de 22 barreiras de trânsito móveis foram instaladas também no percurso, permitindo apenas a passagem de veículos credenciados e de serviços públicos.

- O tráfego será interditado ainda, a partir das 6h desta quinta-feira, na Praça Visconde de Cayru, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Almirante Riachuelo, Avenida Jequitaia, Avenida Frederico Pontes, Largo da Calçada, Rua Padre Antônio de Sá, Largo dos Mares, Avenida Fernandes da Cunha, Largo de Roma, Av. Bonfim (Dendezeiros). A circulação nas citadas vias ocorrerá conforme as condições de segurança no trânsito permitam.

 
Sistema de ônibus terá mudanças em algumas linhas (Foto: Divulgação / SSP) Sistema de ônibus terá mudanças em algumas linhas (Foto: Divulgação / SSP)

Sistema de ônibus terá mudanças em algumas linhas (Foto: Divulgação / SSP)

Esquema de Transporte

No dia da festa, todas as linhas do sistema de transporte coletivo de Salvador estarão operando com 100% da frota de ônibus, o que representa cerca de 2,6 mil veículos. Vinte destas linhas que atendem à região do evento vão prolongar o horário final de atendimento até as 0h.

Além das 20 linhas de ônibus, foi implantado um ponto de Táxis e Mototáxis provisório na Praça Irmã Dulce. Serão disponibilizadas mais de mil vagas para táxis e mototáxis.

Além disso, serão disponibilizdos para os usuários 36 veículos extras da frota reguladora para auxílio no retorno para casa após as comemorações.

Funcionamento de lojas e serviços

Alguns estabelecimentos de Salvador terão os horários de funcionamento alterados nesta quinta-feira. Segundo a Associação dos Bancos do Estado da Bahia (Asbeb), por exemplo, as unidades bancárias do Comércio e da Calçada, que ficam no circuito da festa, irão operar em horário diferenciado, das 8h às 11h. As demais agências da cidade funcionam normalmente.

Festa irá contar com reforço na segurança (Foto: Josemar Pereira/Ag Haack) Festa irá contar com reforço na segurança (Foto: Josemar Pereira/Ag Haack)

Festa irá contar com reforço na segurança (Foto: Josemar Pereira/Ag Haack)

Segurança Pública

Mais de 1,8 mil profissionais da segurança pública vão atuar na tradicional Lavagem do Bonfim. Os agentes serão distribuídos entre a Conceição da Praia e a Colina Sagrada.

O policiamento ostensivo realizado pela Polícia Militar contará com 25 postos elevados de observação, além de oito bases móveis de segurança. No acompanhamento da procissão, como todos os anos, será utilizada a maior parte do efetivo. No total, mais de 1.600 PMs vão trabalhar no evento.

Pela Polícia Militar, participam do trabalho na Lavagem do Bonfim as 16ª, 17ª, 18ª, 19ª, 37ª, 2ª Companhias Independentes, os batalhões do Centro Histórico (18º), de Choque, Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe), Especializado de Polícia Turística (Beptur) e de Policiamento Rodoviário (BPRv), os esquadrões Águia e de Polícia Montada, as Operações Gêmeos e Apolo, além da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial.

 

Já a Polícia Civil disponibiliza três Delegacias Especiais de Área - montadas na Conceição da Praia e nas partes baixa e alta da Colina Sagrada – para facilitar o registro de possíveis ocorrências no trajeto. Também haverá reforço de investigadores, escrivães e delegados na 3ª Delegacia Territorial (Bonfim), totalizando quatro unidades policiais e 57 profissionais a mais disponíveis para atendimento à população.

O Corpo de Bombeiros Militar participa da festa com 127 profissionais, divididos em equipes de prevenção e combate a incêndios, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar. Uma embarcação também estará disponível para realizar os atendimentos de emergência durante o evento.

Patrimônio público

Cerca de 140 agentes da Guarda Civil Municipal do Salvador (GCMS) vão participar da Lavagem, prestando apoio aos diversos órgãos na proteção dos agentes e patrimônio público. Durante a festa, a Guarda vai reforçar a segurança no Elevador Lacerda e no Plano Inclinado do Pilar, além de realizar o patrulhamento preventivo no circuito do evento.

Agentes da Guarda Municipal de Salvador  (Foto: Maiana Belo / G1) Agentes da Guarda Municipal de Salvador  (Foto: Maiana Belo / G1)

Agentes da Guarda Municipal de Salvador (Foto: Maiana Belo / G1)

Limpeza

Um esquema que contará com 295 agentes, 69 equipamentos entre caminhões, caminhões pipa, compactadores e ônibus, além de 450 sanitários químicos, será montado para a Lavagem do Bonfim. Os serviços de limpeza começam às 17h, após o cortejo sagrado. Às 6h da sexta-feira (12), todo o serviço de limpeza já terá finalizado.

 

Os fiéis que seguirem da Igreja da Nossa Senhora da Conceição da Praia até a Igreja do Senhor do Bonfim vão poder ter mais conforto com a instalação de banheiros químicos em pontos estratégicos durante o percurso – Mercado Modelo e nos Largos dos Mares e Roma. A Limpurb intensificou e ampliou as atividades dos agentes de limpeza com 20 equipes especiais, distribuídas entre o Comércio até a Basílica Santuário do Senhor do Bonfim.

Brown irá comandar a Enxaguada do Bonfim (Foto: Ulisses Dumas/Argo Imagens) Brown irá comandar a Enxaguada do Bonfim (Foto: Ulisses Dumas/Argo Imagens)

Brown irá comandar a Enxaguada do Bonfim (Foto: Ulisses Dumas/Argo Imagens)

Shows

Nesta quinta-feira, há uma programação de shows privados na cidade. Artistas como Alcione, Carlinhos Brown, Bell Marques e Péricles são algumas das atrações.

Um dos eventos mais procurados é a "Exaguada do Bonfim", comandada por Carlinhos Brown. Este ano, o artista terá como convidados Alcione, Jorge Aragão, Mariene de Castro e Nelson Rufino.

Bell Marques também comanda uma festa no dia da lavagem, que é o "Bonfim de Tarde", que ocorre na Bahia Marina.

Uma outra opção de evento é "Bonfim Privilege", festa que irá ocorrer no Terminal Naútico, no Comércio, com shows do cantor Péricles e das bandas baianas É O Tchan, CBX Samba Club, Samba Mocidade e Nu Quintal.

Nossa Senhor do Bonfim é celebrado oficialmente no domingo (Foto: Josemar Pereira/Ag Haack) Nossa Senhor do Bonfim é celebrado oficialmente no domingo (Foto: Josemar Pereira/Ag Haack)

Nossa Senhor do Bonfim é celebrado oficialmente no domingo (Foto: Josemar Pereira/Ag Haack)

 

12 de janeiro (sexta-feira)

  • 19h – Novena - 8º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é o Filho do Deus vivo (Mt 16, 13-20).
  • Peregrinação dos paroquianos das paróquias que pertencem à Forania 9.
  • De 13 a 16 – Visita da Imagem Jubilar de Nossa Senhora Aparecida à nossa Basílica Santuário.

13 de janeiro (sábado)

  • 17h – Missa com a participação especial das crianças.
  • 19h – Novena - 9º Sub-tema: O amado Jesus, Senhor do Bonfim, é realmente o Filho de Deus (Lc 23, 44-47).
  • Peregrinação dos paroquianos pertencentes à Forania 1.

DIA DA FESTA

  • 14 de janeiro (domingo)
    *Não haverá celebração de batizados
  • 5h – Alvorada.
  • Missas: 5h, 6h, 7h30 e 15h
  • 9h - Laudes
  • 10h – Missa Solene presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj. No fim da Missa, o Arcebispo Metropolitano dará pela primeira vez a Bênção Apostólica, com Indulgência Plenária.
  • 16h – Grande procissão dos três pedidos com a participação de várias imagens do Bom Jesus, demonstrando algumas devoções do povo baiano. Local de saída: Igreja dos Mares.
  • Na chegada à Colina serão três voltas em torno da Basílica Santuário, fazendo os três pedidos. Encerramento com bênção do Santíssimo Sacramento e queima de fogos de artifício.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!